Prémios

Todos os autores de trabalhos que venham a ser publicados na página web do IV Congresso CLMNTK receberão um certificado de autoria e serão premiados com uma t-shirt, um caderno, uma esferográfica, uma banda desenhada e um dossiê do projecto Climántica. Um número máximo de oitenta e dois (82) autores serão premiados, por trabalhos individuais ou em grupos de 2, com acampamentos ambientais de Verão, que se repartem por níveis de ensino tal como se indicam abaixo. Um número máximo de cinquenta (50) poderão ser premiados com um itinerário ambiental pela Galiza por trabalhos realizados por grupos de 3 ou mais membros

Prémios em acampamentos ambientais de Verão por níveis de ensino (individuais ou máximo 2 estudantes)

Estes prémios serão públicados na página web principal de Climántica no dia 5 de Junho de 2011. Na avaliação ter-se-á em conta tanto a votação dos utentes da página web do congresso como a valoração outorgada por um júri formado por educadores e que emitirão a sua qualificação segundo os seguintes critérios:

  1. Que exista uma relação clara com o projecto.
  2. Originalidade.
  3. Elaboração rigorosa.
  4. Capacidade de sensibilização.
  5. Nível elaboração técnica.
  6. Que se evidenciem relações entre conhecimentos diferentes e a compreensão dos mesmos.

As votações dos utentes da web começarão a contar desde o momento da publicação e as valorações ficarão resolvidas para cada trabalho num prazo máximo de uma semana dapós a sua publicação. A plataforma informará sobre os trabalhos que receberem mais votos, que serão apresentados como os mais populares, e também os mais valorados, à medida que se vão tendo valorações semanais do júri.

  • Prémio geral para os alunos do ensino secundário e profissional 40 alunos. O prémio consistirá numa estadia de 5 dias que inclui todos os gastos desde a saída em autocarro a partir de Santiago no dia 22 de Junho até ao regresso à mesma cidade no dia 26 de Junho de 2011. A estadia e actividades desenvolver-se-ão em equipamentos da Direcção-Geral de Juventude da Xunta de Galicia, que suportará os gastos de estadia e alimentação. A estadia seguirá a mesma metodologia da do curso anterior. Haverá portanto um programa de actividades desenhado para estimular a convivência, o trabalho em equipa e a criatividade, atrav-es de actividades náuticas, de astronomía, orientação, pequenos projectos de expressão artística em grupos de trabalho, pequenas pesquisas, jogos, actividades na natureza e actividades nocturnas. Das 40 vagas, 30 ficam reservadas para os estudantes da Galiza e as 10 restantes poderão ser ocupadas por estudantes de outras comunidades autónomas ou de Portugal, segundo os resultados da votação geral. Em todo o caso, as únicas deslocações pagas para todos os premiados, nesta e nas demais modalidades, são os de ida e volta entre Santiago e o lugar onde se desenvolverão os acampamentos, que será publicado nesta página web e será dado a conhecer por correio electrónico a todos os premiados. No final do acampamento será entregue um diploma com as actividades de formação em que participou e a sua duração.

 

  • Prémio para estudantes de o 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico 30 alunos inscritos nas instituições educativas da Galiza. O prémio consistirá numa estadia de 4 dias que inclui todos os gastos desde a saída em autocarro de Santiago no dia 27 de Junho até ao regresso à mesma cidade no 30 de Junho de 2011. A estadia e actividades desenvolver-se-ão em equipamentos da Direcção-Geral de Juventude da Xunta de Galicia, que suportará os gastos de estadia e alimentação. Tal como no curso anterior, neste acampamento infantil desenvolver-se-ão oficinas, jogos, pequenas peças de teatro, actividades na natureza. No final do acampamento sera entregue um diploma com as actividades de formação em que participou e a sua duração.

 

  • Prémio geral para estudantes universitários 12 estudantes de licenciatura ou posgraduação. Neste caso ficam reservadas 8 vagas para estudantes galegos e poderiam ser ocupadas por estudantes de outras comunidades autónomas e de Portugal no máximo de 4, de acordo com a avaliação geral. Estes estudantes serão premiados pelos contributos de conteúdo na plataforma Wiklimántica. O júri e os critérios são os mesmos que os dos escalões não universitários, e para a valoração ter-se-ão em conta tanto os projectos criados, como o valor das interacções com especialistas, contributos para a melhoria de outros projectos e inclusive críticas positivas apresentadas. Os vencedores terão que colaborar no desenho e aplicação de actividades formativas para os acampamentos do ensino básico ou para os do ensino secundário, e outorgar-se-ão as vagas tendo em conta a ordenação da avaliação e a sua eleição pelo acampamento do ensino básico ou do do ensino secundário. Á participação no acampamento como monitores em trabalho prático será atribuída uma certificação de 50 horas de formação.

Prémios especiais para grupos de 3 ou mais pessoas

  • Grupos de 3 a 30 alunos que apresentem peças de teatro, canções, dramatizações ou outro tipo de trabalhos em grupo, estabelece-se como prémio um itinerário educativo na Galiza que terá lugar na segunda-feira, día 20 de Junho de 2011. Será atribuído o prémio do itinerário ambiental a um número máximo de 50 estudantes.